Arquivo por categoria: Educação

mar 25

Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos são remarcadas em Ilhéus

Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos são remarcadas em Ilhéus

Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos são remarcadas em Ilhéus – Foto Clodoaldo Ribeiro (3)

     A Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), iniciou esta semana a remarcação de sinalização horizontal e vertical de vagas de estacionamento destinadas especificamente a idosos e pessoas com deficiência em pontos estratégicos no centro da cidade. Neste primeiro momento, o trabalho é realizado em quatro pontos estratégicos da zona central, a fim de facilitar o acesso aos calçadões, bancos, agência do INSS, Prefeitura, Câmara Municipal, entre outros, locais identificados com maior fluxo de idosos e pessoas com deficiência.

    Segundo o Superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Rogério Buralho,a quantidade de vagas é baseada no número total disponível em cada perímetro de estacionamento, seguindo a porcentagem determinada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).Assim, são contempladas vagas em artérias como a Avenida Sete de Setembro, Praça JJ Seabra, Avenida Almirante Aurélio Linhares, Rua Eustáquio Bastos, no total de 15.

O condutor deve procurar o órgão municipal de trânsito e preencher um formulário para o requerimento de solicitação do cartão preferencial – Foto Clodoaldo Ribeiro

     Posteriormente à remarcação, o Núcleo de Educação para o Trânsito da Sutran desenvolverá ações de orientação aos condutores de veículos quanto às sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso façam uso das vagas em questão sem a devida autorização.Em seguida, será intensificado o trabalho de fiscalização por parte dos agentes de trânsito.

     Rogério Buralho explica que a ação faz parte de um projeto continuado, que contempla o centro da cidade e alguns bairros com zonas comerciais, como Nelson Costa, Teotônio Vilela, e Malhado, onde serão desenvolvidas atividades conjuntas dos setores de Engenharia, Educação e Fiscalização da Sutran. Segundo afirma, a utilização de vagas preferenciais para idosos é garantida ao condutor que possua idade igual ou superior a 60 anos, que deve procurar o órgão municipal de trânsito e preencher um formulário para o requerimento de solicitação do cartão preferencial, e anexar cópia de documento de identidade com foto, e comprovante de residência atualizado. O prazo para retirada do cartão é de 48 horas.

Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos são remarcadas em Ilhéus – Foto Clodoaldo Ribeiro (1)

    Para adquirir o cartão individual de vaga preferencial para pessoas com deficiência, estes devem preencher o requerimento de solicitação no órgão responsável, no caso, a Sutran. Porém, se o solicitante for condutor, deve apresentar cópia da CNH (Habilitação). No caso de não condutor, é necessária apresentação de laudo médico em nome do solicitante, que diagnostique a necessidade especial, além de anexar cópia de um documento de identificação com foto.

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

===============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

fev 23

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso sexual 4

   A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, nesta quarta-feira, 22, ação educativa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes nos receptivos dos navios cruzeiros aportados na cidade. A mobilização organizada pela SDS teve a participaçãodo Centro Especializado de Assistência Social – Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (CREAS/PAEFI) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e o Conselho Tutelar do Município de Ilhéus.

     Durante toda a manhã foram distribuídos folhetos e adesivos (praguinhas) para os cerca de 3.800 turistas que visitavam a cidade. A abordagem também se estendeu a profissionais ligados ao turismo, como taxistas e guias, bem como pessoas que circulavam na região situada entre o Porto do Malhado e a Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade.

     Na ação, personagens fantasiados de Colombina e Pierrot e voluntários da SDS utilizando perucas sensibilizavam e interagiam com o público por meio de brincadeiras educativas alusivas ao carnaval. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, afirmou o compromisso da gestão de assegurar cada vez mais as garantias e direitos das crianças e adolescentes. “Antecipamos a ação que é realizada nacionalmente, no mês de maio, devido ao número expressivo de denúncias registradas no município, através do Disque 100, cuja média chegou a 15 ocorrências numa semana. Logo, é preciso envolver toda a sociedade nessa luta”, acrescentou.

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso sexual

 Em Ilhéus, as mobilizações itinerantes serão realizadas nos meses de março a maio, nas escolas municipais e estaduais e pontos turísticos, locais estratégicos para a conscientização quanto à importância da denúncia e o frequente combate e prevenção ao crime. A próxima abordagem ocorrerá no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, e o ponto escolhido para a ação será o Porto do Malhado. Outras mobilizações estão sendo planejadas, cujo ponto alto dacampanha se dará no dia 18 de maio, o “Dia D”, conhecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

      A proposta é intensificar o combate ao crime sexual e a ação surgiu por conta de uma inquietação, por parte do município, devido às denúncias que se tornam conhecidas no CRAS, CREAS, Ministério Público e Conselho Tutelar, afirmou a coordenadora do CREAS/PAEFI, Lidyane Marques.

 No Brasil, estima-se que 500 mil crianças e adolescentes são exploradas sexualmente, cuja maioriatem idade entre 7 e 14 anos. Nas rodovias federais, são mais de dois mil pontos de exploração de meninos e meninas. Através do“Disque 100”, é possível denunciar qualquer situação de violência contra a criança e o adolescente no país. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Apenas sete em cada 100 casos são denunciados, por isso a importância da divulgação do telefone e da campanha de conscientização que a SDS faz.

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso sexual 2

       Diferença entre abuso e exploração sexual – Abuso Sexual pode ocorrer  dentro ou fora da família e acontece quando o corpo de uma criança ou adolescente é usado para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem uso da violência física. Já exploração sexual é o uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas, ou seja, em troca de dinheiro.

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

=============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

fev 03

PRESIDENTE DA APAE DE ILHÉUS É REELEITO PARA O TRIÊNIO 2017/2019

      Foi realizada a cerimônia de posse da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, no último dia 31 de janeiro, na sede da instituição, no bairro Hernane Sá. O Presidente do triênio 2014-2016, o Coronel Albervan Neves de Almeida foi reeleito para 2017-2019, e a chapa da diretoria eleita conta também com mais um novo comandante, o Major Vasco Luiz Santos de Oliveira, assumindo a vice-presidência.

O Presidente Coronel Albervan Neves de Almeida expressa seu contetamento em continuar os trabalhos

     O evento, que contou com a presença da comunidade apaeana, como pais, amigos, voluntários, profissionais e a Secretaria de Educação do Município, Eliane Oliveira representada por Mariângela Bahia, foi realizado também com a prestação de contas da gestão, feita pela Diretora Geral e Pedagógica, Vitória Penalva.

Comunidade marcou presença na posse da gestão 2017-2019 da Apae de Ilhéus

    O fundador, Sr. José Ribeiro Carneiro, que também foi representando a sua esposa e fundadora da Apae de Ilhéus e Itabuna, a Sra. Maria Pina Leite Carneiro, em sua fala, parabenizou o Presidente Albervan Almeida pela reeleição e elogiou o trabalho da Diretora Vitória Penalva. “Sabemos da importância que é compor a diretoria de uma instituição como essa. A Apae não morrerá. Está passando por grandes dificuldades, mas está saindo dessa situação crítica que se encontrava, graças ao grande trabalho que está sendo empreendido”.

Sócio-fundador e Diretor de Patrimônio Sr. José Ribeiro Carneiro firme para ajudar a Apae de Ilhéus

    O presidente reeleito, o Coronel Albervan Albervan Almeida, destacou a honra e felicidade em continuar Presidente da instituição, o trabalho da Diretora Vitória Penalva, e, em tom de contentamento, disse que “quando a gente não acerta, os erros são nossos, mas quando a gente acerta, também distribuímos os elogios e tudo de bom com toda a equipe. Eu continuo aqui para trabalhar a hora e o dia que vocês quiserem. A Apae de Ilhéus é nossa”.

     Do 2º Batalhão da Polícia Militar de Ilhéus, o Major Vasco Luiz Santos de Oliveira, que é contribuinte e amigo da Apae de Ilhéus há anos, mostrou sua prontidão para atuar em benefício da instituição, enfatizando o apoio e suporte ao Presidente Albervan e a todos apaeanos no que precisarem.

   Para a Diretora Vitória, “jogo que está ganhando, a gente não mexe. Aqui na Apae de Ilhéus é pura missão. Esse lugar é de realidade, de arregaçar as mangas e trabalhar. A Apae tem que ser uma ponte, onde o outro continua, e essa ponte tem que estar firmada na rocha que é Deus”.

 Confira a Chapa eleita para a diretoria do Triênio 2017-2019:

PRESIDENTE: Albervan Neves De Almeida

VICE-PRESIDENTE: Vasco Luiz Santos de Oliveira

1ª SECRETÁRIA: Rebeca da Paz Costa

2ª SECRETÁRIA: Jéssica Santos de Oliveira

DIRETORA FINANCEIRA: Jaldir Ramos Mendonça

DIRETORA SOCIAL: Carmélia Alves de Melo

DIRETOR DE PATRIMÔNIO: José Ribeiro Carneiro

PROCURADOR JURÍDICO: Luiz Carlos Santos

CONSELHO ADMINISTRATIVO:
Lucas Cares De Souza
Marcos Santos Penha 
Maria Leite Carneiro 
Maria Alaíde De Souza 
 Adriana De Carvalho Mendes
Ednei Espirito Santo
Vera Lúcia Santos 
Eulina Almeida
Edvaldo Souto Da Silva

CONSELHO FISCAL: 
Crisóstomo Meira Santos 
Reinan Gomes Dos Santos
Zenaide Da Silva Farias
Edith Silva Dos Santos (Suplente) 
Franciane Nolasco 
Aidette Lima Badaró

Ajude a Apae de Ilhéus a continuar cumprindo a sua missão. Seja doador e sócio contribuinte! Banco do Brasil Agência 0019-1 Cc 55308-5

Fonte: Jornalista Anna de Oliveira

================

Comentários:

       Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

fev 02

Após vistorias, Suttran fará fiscalização de transporte na porta das escolas em Ilhéus

Após vistorias, Suttran fará fiscalização de transporte na porta das escolas em Ilhéus

Após vistorias, Suttran fará fiscalização de transporte na porta das escolas em Ilhéus - Secom Ilhéus

      A Superintendência Municipal de Trânsito de Ilhéus (Suttran), preocupada em garantir a segurança de estudantes que utilizam diariamente o transporte escolar particular no município, intensificará a fiscalização do serviço em frente às escolas. O órgão, vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra), concedeu prazo para a renovação do alvará dos veículos, que expirou no dia 20 de janeiro último.

    Após o período de vistoria dos carros que operam nesse sistema, a Suttran fará abordagens na porta das instituições de ensino locais a fim de verificar, entre outros, se os itens obrigatórios de segurança estão sendo cumpridos. O superintendente do órgão, Rogério Buralho, orienta aos pais ou responsáveis que antes de contratar a atividade exijam que os proprietários e condutores apresentem o alvará (selo) que atesta a legalidade da prestação do serviço.

    Rogério Buralho acrescenta que os veículos vistoriados e devidamente aprovados já receberam o alvará, que fica estampado no para-brisa dianteiro do veículo, que também deve conter uma faixa amarela pintada com o nome ‘Escolar’. “Na última vistoria técnica, foram verificados o extintor de combate a incêndio, faróis, buzina, cadeiras apropriadas para crianças com idade abaixo de cinco anos, cinto de segurança, pneus e o estado de conservação do veículo”, informa.

   O superintendente enfatiza que o motorista do veículo precisa portar carteira de habilitação na categoria D, e que os pais ou responsáveis devem observar a conduta do motorista ao volante, como outra questão de grande importância. Segundo Rogério Buralho, os pais ou responsáveis que optarem por esse tipo de serviço, em Ilhéus, podem consultar a regularidade dos permissionários e dos condutores dos veículos, na própria sede da Sutran, situada na Avenida Roberto Santos, 86, Bairro Esperança.

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

==============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

fev 01

ESPAÇO ABERTO: Juvenal da Ceplac ou a Ceplac de Juvenal?

JUVENAL DA CEPLAC OU A CEPLAC DE JUVENAL?

LUIZ HENRIQUE UAQUIM 01

     É fato que a falência da cacauicultura, com o advento da vassoura de bruxa, exigiu do seu órgão maior, a CEPLAC, o enfrentamento do problema.  O que foi oferecido, PRLC, se assemelha talvez  a uma segunda vassoura de bruxa, fato que levou, em definitivo, não só a falência produtiva, mas a falência financeira. “O QUE FAZER COM A CACAUICULTURA, ATÉ AGORA, A CEPLAC NÃO TINHA DITO’’;  como fazer, sempre parece que muitos sabem: cooperativismo, sociativismo, etc. Apesar do que se tem feito, não se sabe até agora como unir mais de meia dúzia de produtores.

     Quantas  audiências, reuniões, encontros e manifestações foram realizados ao longo desses trinta anos, onde, os produtores e a sociedade esperaram a apresentação de solução para a crise da lavoura cacaueira, aliás, continuam esperando, do órgão que se diz a maior autoridade em cacau no mundo; no mínimo, há de se suspeitar que algo está errado.  Admitindo-se que o órgão tenha relevante potencial técnico, capacitado, talvez um pouco cansado,  deve-se buscar as respostas em outro modelo, porque dessa moita não vão mais sair coelhos.

     A CEPLAC, através do seu superintendente, Juvenal  Mainart, apresentou  à sociedade uma nova proposta, o novo modelo de recuperação da região cacaueira, pois, na época nascia a união do meio acadêmico Universitário ao conhecimento intelectual dos seus servidores. Assim, o espaço cedido  para construção da UFSB, dentro da CEPLAC, deve ser  entendido por todos como ato de grandeza em busca do novo, aliás, o único novo em trinta anos, que pode nos trazer as novidades ainda não conhecidas.  Urge avançar e concretizar esse projeto, pois trata-se do compromisso e de uma visão futurista, voltados para o desenvolvimento regional; uma visão técnica, mas acima de tudo, política, e quem sabe, a dose que faltou aos nossos tão ilustres servidores. Não há de se falar em política partidária, fala-se da política a serviço do coletivo.

IMG_5492

     A CEPLAC não está dividida entre servidores e Juvenal Mainart, muito menos entre produtores e servidores. Entendemos que Juvenal Mainart é a própria CEPLAC, logo, as soluções e acertos que poderão vir, devem-se entender como respostas dadas pela própria  CEPLAC  à sociedade .

A ideia de disponibilizar o conhecimento técnico,  adquirido ao longo desses sessenta anos de existência do órgão, através de seus representantes, utilizando os meios digitais, bem como, o próprio material humano, é um ato de grandeza, de inteligência e de valorização dos investimentos aplicados nas pesquisas, do suor dos próprios produtores, onde, a transferência desses conhecimentos ao meio acadêmico universitário, vem tranquilizar a todos que as soluções não chegaram mas podem estar a caminho.

IMG_6040

Os conhecimentos adquiridos por um servidor em pleno exercício da sua função pública, devem ser repassados, pois, decerto, pertencem a toda sociedade.

Parabéns a CEPLAC por nos oferecer algo de novo e promissor, parabéns aos servidores, parabéns aos produtores e parabéns ao Diretor  Juvenal  Mainart.

Estas são as nossas convicções

=============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

jan 19

Prefeito de Ilhéus visitou construção da Unidade Integrada do Sistema FIEB

Prefeito de Ilhéus visitou construção da Unidade Integrada do Sistema FIEB

02-visita de Mário Alexandre UNIDADE INTEGRADA FIEB SUL
     O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado dos secretários municipais de Educação, Eliane Oliveira, de Infraestrutura, Hermano Fahning, e do secretário de Governo, Sérgio Souza, visitou nesta quarta-feira, 18, a construção da unidade integrada do Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) em Ilhéus. A nova unidade, localizada na Rodovia Ilhéus-Itabuna, próxima à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tem área total construída de 7 mil m² e investimento de cerca de R$ 16 milhões.

01-visita de Mário Alexandre UNIDADE INTEGRADA FIEB SUL

      O Sistema FIEB é integrado pelo SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi). O “Sistema S” é composto por tradicionais instituições que prestam um serviço à comunidade nos campos de educação e qualificação profissionais, com formação técnica direcionada para atuar na área industrial, além de ensino regular no Brasil. No local, o prefeito foi recebido pelos gerentes do SESI, Alexandre Régis da Cunha, e do SENAI, Jurandir Hendler Luz.

      Em fase de acabamento da obra, as aulas na Unidade de Ilhéus serão iniciadas em fevereiro próximo. A novidade fica por conta da oferta de 120 vagas para o 1º ano do ensino médio regular. A proposta é desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e analítico e a preparação do aluno para o mercado de trabalho e para o ingresso na universidade.

03-visita de Mário Alexandre UNIDADE INTEGRADA FIEB SUL

     O prefeito Mário Alexandre destacou a importância desse novo empreendimento do Sistema FIEB afirmando que “a localização dessa nova unidade aponta a Rodovia Ilhéus-Itabuna como o principal vetor de expansão educacional, que conta com instituições, como IFBA, UESC e UFSB, projetando Ilhéus como um polo responsável pela iniciação profissional e cessão de mão de obra jovem para toda a região sul da Bahia, integrando assim, cada vez mais, a região cacaueira”.

Fonte: Secom/P.M.Ilhéus

================

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

jan 02

DORIA ANUNCIA CORTE DE 15% EM CONTRATOS E EM 30% DOS CARGOS COMISSIONADOS

NOVO PREFEITO DA CAPITAL PAULISTA ANUNCIOU AS SETE MEDIDAS INICIAIS DE SEU GOVERNO

alx_doria-anuncio-reproducao-tvglobo

DORIA AFIRMOU QUE QUER TRANSFORMAR AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM CRECHES, COM CRIAÇÃO DE 66 MIL VAGAS (Foto reprodução/internet)

       O novo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, 2, os “sete pontos iniciais” do seu governo. Uma das medidas anunciadas é o corte de 15% nos valores de todos os contratos da prefeitura – exceto os relacionados às áreas da Saúde, Educação e Transporte – e de 30% dos cargos comissionados, em até 180 dias.

     Doria disse que a redução do valor dos contratos não vai significar redução dos serviços. “Isto [corte] não se aplica aos contratos da área de saúde, transporte e educação. Nos demais nós teremos uma redução de 15% nos valores dos contratos, entendendo que essa redução não vai prejudicar nenhum contrato, nenhuma ação, vai significar isso sim uma readequação de medidas de gestão das empresas que prestam serviços à Prefeitura”, afirmou.

     Outra medida adotada pela nova gestão da prefeitura será a criação do cargo “gestor de economia”. Segundo Doria, toda a Secretaria terá um gestor que será responsável pela economia de despesas de cada órgão municipal. A cada reunião secretarial, que acontecerá semanalmente, os “gestores de economia” terão que reportar quais foram as economias realizadas em suas secretarias.

     Doria anunciou também a implantação imediata de 66 mil novas vagas em creches em 12 meses. Levantamento recente aponta, no entanto, que há 130 mil crianças na fila por vagas em creches. O programa será executado com recursos do Orçamento e com apoio do setor privado por meio das Organizações Sociais (OS). Várias entidades, inclusive do setor bancário, devem ajudar, segundo o prefeito. “O espaço físico de agências bancárias deve ser aproveitado para creches”, disse.

     O novo prefeito também anunciou redução de 1.300 veículos; carros alugados serão devolvidos.

Saúde e urbanismo

     A prefeitura de São Paulo também implantará os mutirões Calçada Livre e o da Saúde.

     No próximo dia 8, na zona leste da capital, será inaugurado o mutirão da calçada, que focará na restauração das calçadas de toda a cidade.

    Para a Saúde, Doria promete zerar as filas para a realização de exames no serviço público municipal. O prazo que o novo prefeito da capital paulista deu para que as filas fossem extintas foi de 90 dias. 

Fonte: Redação

==============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

nov 28

Projeto ‘Avatim e Amigos na Escola’ celebra 10 anos em Ilhéus

      Nesta segunda-feira (28), acontece a 10ª edição do ‘Avatim e Amigos na Escola’, ação social que a empresa de cosméticos promove anualmente para centenas de alunos de escolas das comunidades do entorno da fábrica, como Vila Cachoeira, Banco da Vitória e Moradas do Porto.

alx_-avatim-e-amigos-na-escola_foto-ananda-drumond

      Este ano, a iniciativa conta com o apoio da construtora Cidadelle e do Condomínio Cidadelle House, que cederam o espaço do Clube do empreendimento, na Rodovia Ilhéus-Itabuna, para receber 250 crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos para um dia de atividades lúdicas e pedagógicas. Das 9h às 17h, a garotada poderá se divertir com teatro interativo, pintura de rosto, contação de histórias, cinema, atividades esportivas e de recreação, além de ganhar lanche, brinquedos e material escolar para o próximo ano letivo.

O evento conta ainda com o apoio do Sesi e diversos parceiros da Avatim. 

Fonte: Jornalista Livia Cabral

===============

Comentários:

 

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

 

 

 

nov 28

SENAI BAHIA ABRE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS TÉCNICOS COM 1.082 BOLSAS

 

     Estão abertas as inscrições para cursos técnicos presenciais e a distância do SENAI Bahia 2017.1. São oferecidas 5.410 vagas nas modalidades presencial e a distância, das quais 1.082 destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, conforme regulamento próprio.

alx_senai

      As bolsas serão destinadas a estudantes que tenham obtido 550 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que declararem baixa renda. Podem ser utilizadas as notas dos Exames de 2015, 2014, 2013 e 2012. Estes candidatos têm até 30 de novembro para fazer a inscrição.

    Para os candidatos que não irão concorrer ao programa de bolsas, as inscrições irão até o dia 20 de dezembro. Todas as inscrições, inclusive no caso dos cursos a distância (EaD), devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.tecnicosenai.com.br.

     As inscrições são gratuitas para todos os interessados nos cursos, que serão oferecidos em dez municípios baianos: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (Unidades: CIMATEC e Dendezeiros) e Vitória da Conquista.

    Os cursos oferecidos são: Química, Logística, Mecânica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Soldagem, Segurança do Trabalho, Edificações, Refrigeração e Climatização, Comunicação Visual, Petroquímica, Petróleo e Gás, Mecatrônica, Alimentos, Manutenção Automotiva, Informática, Redes de Computadores e Automação Industrial.

     Para a unidade de Ilhéus estaremos oferecendo as seguintes vagas:

 CURSO PRESENCIAL

  • ELETROMECÂNICA (MATUTINO)

  • MECATRÔNICA (NOTURNO)

 CURSO EAD

  • AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

  • REDES DE COMPUTADORES

  • MANUTENÇÃO E SUPORTE À INFOMÁTICA

  • Fonte: Jornalista Fernando Virgilio Silva Vieira
  • ==================

  • Comentários:

            Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

            Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

out 23

MANIFESTAÇÃO DO CONSUNI DA UFSB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA 

CONSELHO UNIVERSITÁRIO 

ufsba

MANIFESTAÇÃO 

 

     O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Reunião Extraordinária nesta data, tomou conhecimento de nova redução do orçamento do sistema MCTI/CNPq e da inclusão na pauta do Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional PEC 241, que limita reajustes anuais do orçamento público. 

       Diante dessas notícias, manifesta pleno desacordo em relação à política de cortes, contingenciamentos e ajustes no orçamento da União que vem sendo conduzida pelo Governo Federal. Para além do duvidoso êxito desta política no que se refere ao equilíbrio das contas públicas, considera que, se aprovada nos termos propostos, a PEC 241 na prática inviabilizará os setores públicos de educação, cultura e arte, ciência, tecnologia & inovação. A contenção do orçamento público ao índice oficial de inflação do ano anterior acarretará, a médio e longo prazo, graves prejuízos às universidades, sobretudo a instituições como a UFSB, em processo de implantação e com projeto político-pedagógico voltado à integração social dos segmentos mais pobres e oprimidos da população brasileira. 

     Este Conselho considera ainda que a redução do atual e insuficiente investimento público nas áreas sociais constitui séria ameaça ao futuro do país, pois suprime direitos constitucionais já conquistados pelo povo brasileiro. 

Itabuna, 21 de outubro de 2016 

Conselho Universitário 
UFSB

=============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

out 23

OCUPA PRETO APRESENTA A INICIATIVA ´´DE PORTA EM PORTA´´

A iniciativa faz parte do projeto Deixa Favela Viver que já vem sendo executado a partir dos aulões A Favela Vive..

estampa-porta-em-porta-ocupa-preto

      O Ocupa Preto, entidade conciliadora de histórias e emoções, criada por Ìcaro Jorge, fará no dia 8 de outubro a apresentação do mais nova iniciativa De Porta em Porta. A iniciativa faz parte do projeto Deixa Favela Viver que já vem sendo executado a partir dos aulões A Favela Vive.

alx_porta-em-porta-2

     A iniciativa nasceu a partir da percepção de que havia a necessidade de uma política de base mais sólida nos bairros de Salvador. O foco principal do projeto é a abertura de diálogos sobre os mais diversos temas, indo de porta em porta e conversando com as pessoas.

      A apresentação da iniciativa no dia 8 de novembro, na praça das artes na UFBA de Ondina, junto com isso a escolha do tema e escolha do bairro que será recebido pelos conciliadores de histórias do projeto. A ideia inicial é que se faça as passagens de porta em porta no dia 11 de novembro, dia da greve geral que está sendo puxadas pelas entidades.

alx_porta-em-porta-1

     Segundo Ìcaro Jorge, ´´È o momento de voltarmos a política dos nossos avós que eram feitas em porta em porta, conversando mais próximo das pessoas. Isso sempre deu certo. Minha mãe sempre me disse que nas universidades muito se fala e se produz, mas nas ruas é diferente, é o corpo a corpo que vale a pena.´´

==============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

 

jul 27

APAE DE ILHÉUS COMEMORA 36 ANOS DE SERVIÇO À COMUNIDADE

      Uma história de busca da igualdade, oportunidade, autonomia e inclusão social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, são os pilares que edificam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, que completou 36 anos de existência.

alx_APAE DE ILHÉUS (7)

     A instituição, que dispõe a educação especial para crianças, jovens e adultos apaeanos na Escola Flor do Cacau, com 172 alunos, reuniu nesta segunda-feira (18), diretores, ex-diretores, pais e alunos para lembrar a data de fundação e realizar homenagens aos fundadores amigos.

alx_APAE DE ILHÉUS (1)

     Marcada pela superação de desafios, lutas e conquistas desde que foi constituída, a APAE de Ilhéus segue firme no propósito de oferecer a melhoria da qualidade dos serviços prestados às pessoas com deficiência, com o apoio da comunidade ilheense, de amigos sócios e doadores. A realização e avanço dos trabalhos na entidade, foram possíveis com o empenho e persistência de pais das pessoas com deficiência, sobretudo do casal Sra. Maria Leide Carneiro, conhecida como Pina, e Sr. José Ribeiro Carneiro.

alx_APAE DE ILHÉUS (4) alx_APAE DE ILHÉUS (3)

      Eles foram homenageados juntamente com a ex-diretora Ana Ceres, pelo Presidente da APAE de Ilhéus, Albervan Neves de Almeida, pela diretora geral e pedagógica, Vitória Penalva e a diretora Jaldyr Ramos Mendonça, na sede da instituição, Escola Flor do Cacau.

20160715_200036

      O Presidente em exercício, Albervan, agradeceu aos fundadores e destacou a importância da defesa do trabalho educacional para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e elogiou a atuação da diretora Vitória Penalva, também com trabalho bastante reconhecido pelo casal de fundadores, Pina e Carneiro. “O professorado é bem orientado, as crianças realmente têm uma acolhida muito boa”, destacou o fundador Carneiro, que também agradeceu ao atual Presidente Albervan

Equipe pedagógica comprometida com o desenvolvimento dos apaeanos (1)

  “Sabemos da luta que a diretora Vitória está vencendo, porque estava difícil a situação da APAE”, disse Dr. Carneiro. Para Pina, “se não fosse a atual diretoria da APAE de Ilhéus, com o Presidente Albervan, e a diretora Vitória, acho que a APAE de Ilhéus já tinha fechado, com certeza. Com tanta coisa que tem acontecido, a APAE de Ilhéus tem se saído muito bem. A cada dia está melhorando e crescendo, voltando à essência e confiança que tinha no início. A APAE é a comunidade, que precisa se unir para que a instituição cresça, para a alegria de todos nós que gostamos da APAE”, disse a fundadora homenageada nos 36 anos da APAE de Ilhéus, Pina.

 alx_APAE DE ILHÉUS (5) alx_APAE DE ILHÉUS (6)

      Para a diretora Vitória Penalva, “com muita honra que pela primeira vez comemoramos o aniversário da APAE de Ilhéus. E uma gestão que chega para levantar a instituição, não poderia deixar de homenagear a luta. Esse resultado é um parabéns de ações de graças, de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelas bênçãos que ele tem derramado aqui”. E continuou a dizer: “o Presidente e eu, vimos numa luta árdua, mas com a maior gratidão em Deus de ter conseguido organizar mais a instituição. São 3 anos de arrumação, não é fácil. Temos daqui pra frente pelo menos 10 anos para pagamento de dívidas passadas, relacionados a acordos trabalhistas, parcelamentos de FGTS, INSS etc”, disse. Vitória agradeceu aos pais, ao Presidente Albervan, à Diretora Financeira, Jaldyr,  aos homenageados, e acrescentou, “quem vir para a APAE tem que arregaçar as mangas e trabalhar de forma honesta para manter essa instituição com o foco na educação especial de qualidade, que é a prioridade”.

     Os fundadores e diretores agradecem a participação da sociedade, dos associados, profissionais voluntários, empresas solidárias, imprensa, órgãos como o Ministério Público do Trabalho de Ilhéus e de Itabuna, ao Procurador do Trabalho Dr. Ilan Fonseca e a Procuradora e Coordenadora do MPT de Itabuna, Dra. Sofia Vilela, assim como a dedicação de pessoas da comunidade.

 História

       A história da APAE de Ilhéus iniciou-se com o envolvimento do casal de fundadores a Sra. Maria Leide Carneiro, e o Sr. José Ribeiro Carneiro, como integrantes da Apae de Itabuna. “Começamos a frequentar a APAE de Itabuna com nossa filha que tinha mais ou menos 6 anos”, conta Sr. Carneiro. deu em razão do amor à causa e à filha Suzane Leite Carneiro, in memoriam – que tornou-se deficiente mental em razão da encefalite que a acometeu ainda na infância – foram as motivações do casal para fundar a instituição em Ilhéus, é o que explica a mãe e fundadora, Pina.

alx_APAE DE ILHÉUS (2)

 O casal recebeu um telefonema da Presidente da Apae de Itabuna, Rita Soledade ao casal, que juntamente com a representante da Federação das Apaes do Estado da Bahia, Fátima Sarmento, se propuseram a orientá-los para a implantação da Apae em Ilhéus, em 1980.

 Segundo a fundadora Pina, uma reunião foi realizada na Associação Comercial com a presença de pais de crianças portadoras de deficiência intelectual e múltipla e pessoas de boa vontade da sociedade, preocupadas com a causa do movimento apaeano. Nesta ocasião, foi escolhida a Diretoria provisória, posteriormente eleita em sessão solene realizada no dia 18 de julho de 1980, data em que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhéus foi fundada com um quadro de 20 integrantes.

 Um ano após a fundação da Associação, foi criada a Escola Flor do Cacau, que começou atendendo 35 crianças com deficiência, sendo 30 carentes, “com dificuldades no setor financeiro, mas com o esforço coroado de êxito devido à atuação da diretoria composta, sobretudo, por pais de pessoas com deficiência”, destacou a Sra. Maria Leide Carneiro.

 A fundação da Escola Flor do Cacau contou com a grande ajuda da professora Maria Teresa Eglér Mantoan, da Unicamp-SP, quem orientou as professoras por muito tempo, ao ponto de ajudar nos aperfeiçoamentos em São Paulo. Sr. Carneiro também destaca a atuação de importantes diretoras que muito se dedicaram à causa apaeana, como “Ceiça Lopes, Jorgina Viais, Sonia Mara Clemente, Edila Correia, Olga Cardoso, Valdeci e mais outras que me falta na memória”.

 A ex-diretora e fundadora Ana Ceres lembrou que a construção da sede situada no Hernani Sá foi custeada através de recursos financeiros provenientes de notas fiscais, Sua Nota Vale um Show. “As mães lutaram, batalharam, pegaram nota e nós fomos a primeira instituição a ter o maior número de notas. Nós começamos a ser respeitados, tudo era difícil para nós”, disse Ana Ceres. “Juntamente com Geová, presidente à época, contratamos todo o pessoal para construir a instalação que hoje nos honra e dá todo o conforto a essas crianças”, acrescentou com satisfação Sr. Carneiro.

 Ana Ceres também lembrou das dificuldades que as pessoas com deficiência passavam na década de 80, como discriminações e dificuldade de acesso. “Olha, nós não temos que ter medo de nada não! Temos que lutar. Ver uma pessoa ser maltratada, a gente tem que ajudar! Foi muita luta”, relembrou Ceres, reconhecida por Dr. Carneiro como uma diretora que por muitos anos colocou a APAE de Ilhéus em pleno funcionamento.

 Gradativamente a Apae de Ilhéus contou com a ajuda da sociedade e de instituições como a CEPLAC, a Legião Brasileira de Assistência (LBA), a Igreja, na ampliação e instalações da sede provisória, assim como empresas amigas, pessoas físicas, amigos, pais, associados, professores, profissionais, voluntários de um modo geral.

Fonte; Jornalista Anna de Oliveira

===============

Comentários:

    Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

     Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

Página 1 de 1512345...8...Última »