Arquivo por categoria: Turismo

abr 06

Prefeito e vereadores debatem ações e projetos para Ilhéus

Prefeito e vereadores debatem ações e projetos para Ilhéus

2- Encontro do prefeito com vereadores Foto divulgação (6)

      O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e o vice, José Nazal, acompanhados de secretários municipais, reuniram-se com os 19 vereadores que formam a bancada legislativa local e debateram diversas questões relacionadas à administração municipal. O encontro, articulado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), teve como objetivo promover melhor entendimento entre os poderes Executivo e Legislativo, atualizar os edis sobre providências tomadas pela gestão municipal em busca de soluções para problemas enfrentados na cidade e no interior e sobre alternativas para a retomada do desenvolvimento.

     Durante o encontro, o prefeito Mário Alexandre fez uma explanação acerca dos diversos encaminhamentos realizados junto a órgãos estaduais e federais, para retomada de obras paralisadas, algumas, inclusive, com recursos disponíveis em conta, na Caixa Econômica Federal. É o caso do Projeto Orla Sul, cujas obras estão paralisadas há cinco anos e que devem ser retomadas nas próximas semanas.

      Outro projeto citado foi o da Vila Gastronômica do Banco da Vitória, cujos recursos, da ordem de 1 milhão de reais, se encontram à disposição da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia. Outro tema que dominou as discussões, durante a reunião, foram as obras do programa Minha Casa, Minha Vida, que estão sendo concluídas na cidade. “Além disso, conseguimos também, máquinas para recuperação de estradas, equipamentos escolares, ambulâncias para a Secretária de Saúde e viaturas para as polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros de Ilhéus, através da nossa gestão junto ao governo do estado e governo federal,” disse o prefeito.

      A participação ativa e propositiva dos vereadores contribuiu para um bom aproveitamento da oportunidade. Reivindicações e questionamentos, desde problemas relativos à iluminação pública, atendimento à saúde da população, condições de trabalho adequadas para servidores, e outros relativos à educação e transportes, até assuntos sobre contribuições e impostos municipais, foram debatidos durante o encontro. Os vereadores pediram aumento do prazo pra que os contribuintes em atraso possam quitar suas dívidas com o município. Para alguns destes questionamentos, o prefeito solicitou explicações do secretário da pasta pertinente.

Iluminação - O secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, por exemplo, referindo-se à iluminação pública da cidade, motivo de reclamações, informou que a empresa prestadora do serviço já foi notificada, pela terceira vez, e que será instaurado inquérito administrativo pela Secretaria de Administração. Nesse caso, a referida empresa poderá ficar impedida de participar de certames licitatórios em todo Brasil. A licitação para a aquisição de materiais para manutenção da rede de iluminação está prevista para o dia 18 abril de 2017, o que deve resolver a deficiência no setor.

    O secretário de Relações Institucionais, Alisson Mendonça, reforçou a importância do encontro, que deverá ser realizado com mais frequência. “Os vereadores, que estão ainda mais próximos da população, podem repassar e sugerir ações e soluções que contribuam para uma administração participativa e mais sensível aos anseios populares”, destacou.

     De acordo com o prefeito Mário Alexandre, a proposta é buscar, cada vez mais, o entendimento com o Poder Legislativo Municipal.  “Queremos alinhar pontos importantes da administração, a fim de melhorar as políticas públicas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, além de concluir obras importantes que garantam a maior qualidade de vida para os munícipes, mesmo com todas as adversidades encontradas pela atual administração”, completou.

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

==============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

fev 23

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso sexual 4

   A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, nesta quarta-feira, 22, ação educativa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes nos receptivos dos navios cruzeiros aportados na cidade. A mobilização organizada pela SDS teve a participaçãodo Centro Especializado de Assistência Social – Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (CREAS/PAEFI) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e o Conselho Tutelar do Município de Ilhéus.

     Durante toda a manhã foram distribuídos folhetos e adesivos (praguinhas) para os cerca de 3.800 turistas que visitavam a cidade. A abordagem também se estendeu a profissionais ligados ao turismo, como taxistas e guias, bem como pessoas que circulavam na região situada entre o Porto do Malhado e a Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade.

     Na ação, personagens fantasiados de Colombina e Pierrot e voluntários da SDS utilizando perucas sensibilizavam e interagiam com o público por meio de brincadeiras educativas alusivas ao carnaval. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, afirmou o compromisso da gestão de assegurar cada vez mais as garantias e direitos das crianças e adolescentes. “Antecipamos a ação que é realizada nacionalmente, no mês de maio, devido ao número expressivo de denúncias registradas no município, através do Disque 100, cuja média chegou a 15 ocorrências numa semana. Logo, é preciso envolver toda a sociedade nessa luta”, acrescentou.

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso sexual

 Em Ilhéus, as mobilizações itinerantes serão realizadas nos meses de março a maio, nas escolas municipais e estaduais e pontos turísticos, locais estratégicos para a conscientização quanto à importância da denúncia e o frequente combate e prevenção ao crime. A próxima abordagem ocorrerá no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, e o ponto escolhido para a ação será o Porto do Malhado. Outras mobilizações estão sendo planejadas, cujo ponto alto dacampanha se dará no dia 18 de maio, o “Dia D”, conhecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

      A proposta é intensificar o combate ao crime sexual e a ação surgiu por conta de uma inquietação, por parte do município, devido às denúncias que se tornam conhecidas no CRAS, CREAS, Ministério Público e Conselho Tutelar, afirmou a coordenadora do CREAS/PAEFI, Lidyane Marques.

 No Brasil, estima-se que 500 mil crianças e adolescentes são exploradas sexualmente, cuja maioriatem idade entre 7 e 14 anos. Nas rodovias federais, são mais de dois mil pontos de exploração de meninos e meninas. Através do“Disque 100”, é possível denunciar qualquer situação de violência contra a criança e o adolescente no país. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Apenas sete em cada 100 casos são denunciados, por isso a importância da divulgação do telefone e da campanha de conscientização que a SDS faz.

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso sexual 2

       Diferença entre abuso e exploração sexual – Abuso Sexual pode ocorrer  dentro ou fora da família e acontece quando o corpo de uma criança ou adolescente é usado para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem uso da violência física. Já exploração sexual é o uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas, ou seja, em troca de dinheiro.

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

=============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

fev 15

Alegria do Bloco “As Muringuetes” abriu o carnaval Ilhéus Folia

Alegria do Bloco “As Muringuetes” abriu o carnaval Ilhéus Folia

Alegria do Bloco “As Muringuetes” abriu o carnaval Ilhéus Folia – Foto Marcelo Silveira (4)

       A irreverência e alegria marcaram o desfile do tradicional bloco “As Muringuetes”, realizado no último sábado, 11, no bairro Pontal, zona sul da cidade, que abriu o carnaval antecipado Ilhéus Folia. A animação do bloco, formado por rapazes travestidos de mulher, percorreu as principais ruas do bairro e arrastou uma multidão. O prefeito Mário Alexandre e o secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, prestigiaram o evento e se envolveram com a descontração da festa.

      A proposta do bloco é manter a tradição do carnaval de rua do bairro do Pontal. Este ano, a agremiação contou com o apoio da secretaria de Turismo da Prefeitura.  A concentração para o desfile típico iniciou a partir do meio-dia, no largo da Avenida Lomanto Júnior. Depois, percorreu as principais ruas do bairro, como a 13 de Maio, Castro Alves, Coronel Pessoa, Hermínio Ramos, mais conhecida como Passarela do Álcool, até chegar à Luís Palmeira, popularmente conhecida como Praia do Miache, e retornou à Avenida Lomanto Júnior, onde encerrou as comemorações, já à noite. 

Alegria do Bloco “As Muringuetes” abriu o carnaval Ilhéus Folia – Foto Marcelo Silveira (2)

      Este ano, o bloco teve mini trio elétrico com os shows das bandas Os Caras é Bob´s, Abdias e Chupeta de Ganso, que tocaram as músicas mais executadas do momento, arrastando milhares de pessoas pelo Pontal e registrando recorde histórico de público no evento.

Ilhéus Folia – Na próxima sexta-feira, 17, a partir das 19 horas, na Avenida Soares Lopes, começa o Ilhéus Folia 2017. Atrações como Timbalada, Patrulha do Samba, Lordão, Duas Medidas, Papazoni, Trio da Huanna, Babado Novo e Vingadora são esperadas nos três dias da Folia de Momo na cidade, que termina no domingo, 19 de fevereiro.

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

===============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

fev 08

Setur confirma as atrações do carnaval antecipado Ilhéus Folia

Setur confirma as atrações do carnaval antecipado Ilhéus Folia

 logo

      Está chegando a hora do “Ilhéus Folia”, o carnaval antecipado que acontece de 17 a 19 de fevereiro, na Avenida Soares Lopes, no centro da cidade. A organização da festa, realizada pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), divulgou nesta quarta-feira, 08, as atrações dos três dias de folia. O carnaval antecipado conta com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa.

      A grade apresenta artistas e bandas conhecidas no cenário artístico nacional e traz uma programação variada em termos de ritmos, como axé, pagode, arrocha e reggae, entre outros estilos musicais. A festa terá ainda a participação de, pelo menos, duas atrações regionais por noite. Elas serão selecionadas a partir de credenciamento realizado até a próxima sexta-feira, 09 de fevereiro, através da Secretaria de Cultura. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria, localizada à Rua Jorge Amado, 21, centro, no horário das 08h30min às 12 horas e das 14 às 19 horas.

     No primeiro dia, sexta-feira, 17, o “Ilhéus Folia” terá os shows das bandas Timbalada, Adão Negro, Patrulha do Samba, Lordão, O Nyppe e Eletrizaz. No sábado, 18, segunda noite de alegria, o comando é de Papazoni, Patchanka, Duas Medidas, Trio da Huanna, Felipe Scandurras e Mil Verões. No domingo, 19 de fevereiro, a emoção fica por conta de Babado Novo, Vingadora, Guig Ghetto e Gabriel Levy.

      Este ano, o palco da folia de Ilhéus, a Avenida Soares Lopes, contará com quatro trios elétricos, sendo dois da categoria especial, e três mini trios. A estrutura do evento terá ainda decoração do espaço, entre a Catedral de São Sebastião e o Cine Santa Clara, além de completa infraestrutura com sanitários químicos, espaços para vendas de bebidas e comidas, camarote oficial, atendimento em saúde e o apoio de segurança das polícias civil e militar. 

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

=============

 Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

fev 03

Campeonato Baiano Individual de Pesca 2017 acontece em Ilhéus

Campeonato Baiano Individual de Pesca 2017 acontece em Ilhéus

Torneio de Pesca. Imagem Internet

    Neste domingo, 5 de fevereiro, começa o Campeonato Baiano Individual de Pesca 2017, no litoral sul de Ilhéus. Nesta edição, a competição será ampliada de nove para dez etapas, uma por mês, em diferentes praias da cidade. A primeira etapa, no domingo, será naPraia do Sul, à margem daRodovia Ilhéus-Olivença, km 9, com entrada ao lado do clube do AABANEB, na Cabana de Miguel (Oásis). O início acontece às 8 horas e término às 12 horas.

      O evento é promovido pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil), que recomeça suas atividades esportivas, após um período de recesso, cuja temporada termina em dezembro. As provas terão dois tempos de uma hora e 50 minutos de duração, com intervalo de 20 minutos para troca de setor. Os setores serão divididos e sorteados separadamente, por categoria (feminino e masculino, master e sênior), mas a classificação e premiação serão individualizadas. Por fim, a categoriajuvenil será isenta de taxas.

       O torneio conta com a participação de pescadores de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Jequié, Belmonte e Canavieiras, entre outros. Para concorrerno campeonato individual, não é preciso ser filiado ao clube, pois o evento é aberto aospescadores, de modo geral. Todos devem chegar uma hora mais cedo para inscrições e sorteio das raias.

      Confraternização -No dia 25 de fevereiro,a diretoria do Clupesil realiza um coquetel de lançamento e confraternização do Campeonato Individual de 2017, na sede do Sindicato dos Bancários, a partir das 19 horas, quando será apresentado o regulamento da disputa. A pesca esportiva é um dos esportes em crescimento no Brasil eestá ganhando cada vez mais força em Ilhéus. Estima-se que, neste ano, o número de participantes no campeonato seja recorde.

Fonte: SECOM/P.M.Ilhéus

==============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

jan 22

EDITORIAL:A quem devemos pedir SOCORRO: Ao prefeito, ao vice ou a ambos?

EDITORIAL: 

editorial-01

A quem devemos pedir SOCORRO: Ao prefeito, ao vice ou a ambos?

 

      É inadmissível que até hoje o governo não tenha tomado nenhuma providência para coibir os abusos praticados pelos turistas que nos visitam, como também os nativos.

      Hoje  pela manhã vários carros estavam estacionados em cima da calçada para que seus donos pudessem degustar acarajés, impedindo que os pedestres passassem. Isso em plena Avenida Lomanto Júnior.

alx_Carro nas calçadas (1)

     Prefeito, o que fazem os agentes de transito desta cidade que não multam nem mandam rebocar estes veículos que estão colocando em risco a vida dos pedestres, obrigando que os mesmos andem pela pista de rolamento? Na verdade, o local não é adequado para o comércio em questão .

alx_Carro nas calçadas (2)

    Estas cenas acontecem por toda a cidade e são necessárias medidas que não carecem de verbas especiais, bastando colocar em prática o bom senso e a coragem necessários para tomar atitudes que revertam essa ideia  de que aqui tudo é permitido. Isso só desmerece a cidade, seus administradores e cidadãos.

    Esperamos que o novo Alcaide, não faça ouvidos de mercador e mande, entre outras coisas, seus agentes de trânsito observarem o problema dos carros estacionados nas calçadas.

Tenho dito!

==================

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

jan 19

Após terremoto, avalanche atinge hotel na Itália

O chefe das operações de busca e resgate disse que “há muitos mortos”

alx_avalanche_italia

O Hotel Rigopiano soterrado pela neve, na Itália (foto reprodução/internet)

      Um hotel na cidade de Farindola, na província italiana de Pescara, foi atingido por uma avalanche na noite desta quarta-feira e deixou dezenas de pessoas soterradas. De acordo com fontes locais, havia 22 hóspedes no Hotel Rigopiano, além dos funcionários, o que totalizaria 30 desaparecidos.

      Em entrevista, o chefe das operações de busca e resgate, Antonio Crocetta, disse que “há muitos mortos”. Especialistas acreditam que a avalanche tenha sido provocada pelos quatro terremotos que atingiram a zona central da Itália na manhã de quarta, todos com magnitude de 5.0 a 5.4 graus na escala Richter. O hotel fica na região de Abruzzo, uma das mais afetadas.

     O trabalho das equipes de resgate começou após receberem algumas mensagens de texto onde advertiam sobre a avalanche, mas as condições do tempo com intensas nevadas e mais de cinco metros de neve acumulados dificultaram o trabalho. Por volta das 4h (hora local) desta quinta-feira, chegaram com esquis as primeiros equipes de resgate do Corpo dos Alpinos e regataram dois homens, Giampiero Parete e Fabio Salzetta, hóspedes que não estavam no interior do hotel durante o desmoronamento e que conseguiram se refugiar em um carro e alertar sobre o que estava acontecendo.

alx_mundo-italia-avalanche-terremoto-hotel-20170119-04-copy

     Também estão chegando algumas ambulâncias e outros veículos de resgate que se vão abrindo passagem lentamente graças a máquinas para remover neve. De acordo com os primeiros depoimentos das equipes de resgate, os primeiros testemunhos das equipes de resgate, o hotel desabou parcialmente e está completamente soterrado sob a neve e que conseguem ver algumas luzes, mas não estão escutando vozes em seu interior.

Fonte: Redação/Veja

===============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

jan 19

Prefeitura de Ilhéus adota novos horários para coleta diária de lixo domiciliar

Prefeitura de Ilhéus adota novos horários para coleta diária de lixo domiciliar

alx_ caminhao-qualix-zero-km 02 O novo plano de ação se estende às ruas centrais e em todos os bairros.

 

      Com a finalidade de dar mais eficiência ao serviço de coleta diária do lixo domiciliar na cidade de Ilhéus, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e a empresa Solar Ambiental, que faz a coleta, adotam um novo roteiro de trabalho que altera alguns horários de passagem dos caminhões-compactadores de lixo. De acordo com as novas diretrizes, a estratégia é concentrar o serviço de coleta durante o dia, dividindo-o em turnos, pela manhã e à tarde.  

     Conforme o novo planejamento divulgado pela empresa, na parte da manhã, a coleta diária de lixo domiciliar será feita nos bairros Iguape, Teotônio Villela, Banco da Vitória, Salobrinho, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Nossa Senhora da Vitória, Rodovia Ilhéus-Olivença até o Cururupe, e litoral norte, até o Sargi. O diretor da Solar Ambiental, Antônio Cavalcante, afirmou que os cidadãos devem ficar atentos para os horários de passagem dos caminhões como forma de contribuir com a limpeza da cidade.

       No turno da tarde a coleta de lixo inclui a zona central de Ilhéus e também os bairros da Conquista, Malhado, Esperança, Pontal, São Francisco, Jardim Atlântico e Olivença. Por sua vez, o secretário de Comunicação Social, Alcides Kruschewsky, informa que está sendo elaborada uma campanha para promover a Operação Cidade Limpa, a qual inclui um folheto contendo com campanha educativa, além de orientação sobre os novos horários da coleta do lixo, para serem distribuídos nas redes pública e privada de ensino do município e à população em geral.

Fonte: Secom/P.M.Ilhéus

===============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

jan 17

Lavagem da escadaria da Catedral de Ilhéus será nesta quarta-feira

Lavagem da escadaria da Catedral
de Ilhéus será nesta quarta-feira

Festa Lavagem

    A tradicional lavagem da escadaria da Catedral de São Sebastião, de Ilhéus, será realizada nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 10 horas. O ato é precedido de um cortejo popular, cuja concentração acontece na Avenida Dois de Julho e percorrer várias ruas do centro histórico da cidade. A organização do evento une o Sindicato dos Estivadores e a Secretaria de Turismo (Setur) do Município.

      O cortejo da lavagem da escadaria da Catedral é uma tradição da categoria dos estivadores, marcado por muita alegria e música, e conta com a participação de blocos afro, carroças, baianas, grupos de capoeira e muitos populares que se agregam à manifestação. Este ano, a festa deverá atrair centenas de turistas que desembarcarão do navio MSC Prezioza, que atracará no porto de Ilhéus

Festa da Lavagem da Escadaria da Igreja de São Sebastião, em Ilhéus - Foto Alfredo FIlho Secom Ilheus (14)

     Além dos estivadores e seus familiares, as baianas são uma marca da festa da Lavagem da Catedral. Este ano, estão previstas as presenças de núcleos dos terreiros Ilê Axé Ballomi, de Pai Toinho; Sultão das Matas, de Mãe Carmosina; terreiro de Mãe Luzia, do Banco da Vitória; de Pai Val, do Teotônio Vilela; de Mãe Conceição, da Avenida Esperança; e terreiro de Mãe Jeci, do Alto do Coqueiro.

O secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, informou que a antecipação da festa para esta quarta-feira, excepcionalmente, ocorreu por decisão coletiva dos organizadores do evento e da comunidade que participa, direta e indiretamente, da celebração. A escolha da data foi estratégica, a fim de coincidir com a chegada dos visitantes do  navio MSC Prezioza. Para o secretário, o evento por contribuir para promover maior movimento no comércio local.

Fonte: Secom/P.M.Ilhéus

===========

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

 

 

jan 12

Lavagem da Catedral de São Sebastião atrairá turistas do navio em Ilhéus

Lavagem da Catedral de São Sebastião atrairá turistas do navio em Ilhéus

 Festa Lavagem

       Na próxima quarta-feira, 18 de janeiro, ocorrerá a tradicional lavagem da escadaria da Catedral de São Sebastião, um dos principais cartões postais de Ilhéus, localizada no centro histórico da cidade. Segundo o secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, a festa da lavagem, este ano, excepcionalmente será realizada no dia 18, por decisão coletiva dos organizadores do evento e de toda comunidade que participa, direta e indiretamente, da celebração.

     Conforme Lobão, a escolha da data da Lavagem da Catedral foi estratégica. Nesse dia, a cidade receberá cerca de 4.300 turistas que desembarcarão do navio MSC Prezioza, que atracará logo cedo no porto de Ilhéus. A concentração popular acontecerá a partir das 10 horas, com a participação de blocos afro, baianas, grupos de capoeira e populares, na sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na Avenida 2 de Julho.

      De lá, o cortejo seguirá pelas principais ruas do centro comercial até chegar à praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes, quando devotos de diversas religiões se unem para homenagear o padroeiro dos estivadores com a lavagem simbólica da escadaria da Catedral de São Sebastião. O secretário Roberto Lobão considera que a festa atrairá os visitantes do cruzeiro marítimo e proporcionará maior movimento no comércio e na economia local.

Lavagem Catedral

        O receptivo da Secretaria de Turismo conta com uma estrutura dentro do porto de Ilhéus e uma equipe preparada para atender aos turistas que desembarcam na cidade, além dos monitores, que orientam e entregam um folheto com mapa ilustrativo contendo informações sobre os principais pontos turísticos locais. “O turista é recebido por personagens baianos, como a tradicional baiana caracterizada, além de se divertir com o samba de roda de Ilhéus”, ilustra o secretário.

     Transportes – Segundo Lobão, a Setur e a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, fizeram uma ação coordenada para regular e organizar a circulação dos táxis e vans devidamente cadastrados, que prestam serviços no receptivo nas áreas externa e interna do Porto, a fim de facilitar o deslocamento dos visitantes.

Fonte: Secom/P>M>Ilhéus

==============

 Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

jan 05

Setur investe no receptivo aos turistas de transatlânticos no Porto de Ilhéus

Setur investe no receptivo aos turistas de transatlânticos no Porto de Ilhéus

 whatsapp-image-2017-01-05-at-16-18-31-2

    A temporada de navios em Ilhéus prossegue até o dia 24 de março.

    O atual secretário de Turismo de Ilhéus, Roberto Lobão, participou diretamente do serviço de receptivo aos 4.350 visitantes que desembarcaram do navio Costa Fascinosa, na manhã de quarta-feira, 4 de janeiro, no Porto de Ilhéus. Além da saudação com samba de roda, a Setur lançou e distribuiu um guia turístico atualizado sobre a cidade e ofereceu orientações sobre serviços de transportes, com a finalidade de otimizar a permanência do turistas na cidade.

alx_turista

      Lobão declarou que, a partir de agora, o receptivo aos navios volta a contar com o apoio público institucional no sentido de fortalecer as ações privadas e melhorar o atendimento ao turista. Para isso, a Secretaria vai ampliar a prestação de informações e a gestão do serviço de transporte turístico com as cooperativas de táxis e vans. No próximo dia 11, quando o navio MSC Preziosa ancorar no Porto, o receptivo será ampliado com a participação de baianas estilizadas.

     A temporada de transatlânticos 2016/2017 começou em outubro do ano passado e vai até março deste ano. A presença de milhares de turistas nos dias de permanência dos navios movimenta praticamente toda a cidade. Os principais atrativos escolhidos pelos visitantes são os roteiros de praias, o centro histórico e o turismo rural em fazendas de cacau e de produção de chocolate.

whatsapp-image-2017-01-05-at-16-18-31

Muitos turistas de transatlânticos aproveitam a parada na cidade e utilizam serviços como farmácias, supermercados, salões de beleza, bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros.  Ilhéus é a única cidade do interior da Bahia que recebe esse tipo de turista. s dos transatlânticos. A perspectiva é que cada visitante consuma, em média, 50 dólares, durante a estada na cidade. O calendário dos transatlânticos em janeiro terá continuidade nos dias 18, 23 e 25.

Fonte: Secom/P.M.Ilhéus

===============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

jan 05

Pôr do sol será acompanhado de música e gastronomia em Ilhéus

Choco Summer é aberto ao público e conta ainda com feira de chocolate de origem

programacao-choco-summer

     Até o próximo dia 15 de janeiro, o pôr do sol no centro histórico de Ilhéus será acompanhado de boa música, gastronomia e feira de chocolate de origem no Choco Summer. O evento tem entrada gratuita e acontece todos os dias das 17h às 22h em estrutura montada na Av. Dois de Julho, com vista para a bela Baía do Pontal.

choco-summer-por-do-sol-acompanhado-de-musica-e-boa-gastronomia-em-ilheus_foto-divulgacao

     Todos os dias, o Dj Arthur animará o sunset. Em seguida, bandas de forró, MPB e jazz irão embalar o público. Hoje (5), por exemplo, a Banda Lordão sobe ao palco. Amanhã (6), o Forró Atrevido apimenta a noite. No fim de semana, tem show de Leonardo Léo & Banda e Ricardo & Zezo.

 os-food-trucks-sao-opcao-de-boa-gastronomia-durante-o-choco-summer_foto-divulgacao

      Os visitantes também poderão se deliciar com os chocolates produzidos na região, com alto teor de cacau, e ainda aproveitar as opções de gourmet oferecidas pelos food trucks do local, como o Steak Grill e o Sertão Gourmet. A programação completa do festival pode ser conferida no link https://goo.gl/NFU1xE.

 food-trucks-sao-opcao-de-boa-gastronomia-no-choco-summer_foto-divulgacao

       O Choco Summer reúne feira de marcas de chocolate de origem, economia criativa, parque de diversões e muita música, sendomais um atrativo para moradores e turistas durante essa alta estação. A expectativa da organização é de que mais de 50 mil visitantes passem pelo local.

choco-summer-por-do-sol-acompanhado-de-musica-e-boa-gastronomia-em-ilheus_foto-divulgacao

     O evento é uma iniciativa da MVU Empreendimentos em parceria com o Governo do Estado da Bahia através das secretarias de Turismo, de Desenvolvimento Rural, Agricultura e Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Sebrae, ATIL – Associação do Turismo de Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, Heineken e Coca-Cola.

Fonte; Jornalista Lívia Cabral

==============

Comentários:

        Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem l mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência.

        Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

Página 1 de 1012345...8...Última »